O capitalismo não tem nada de humano
O capitalismo é desumano em sua essência. O lucro, a mais valia, são a alma do capitalismo. Nele não há espaço para humanismos tolos. Todos sabem. Destruição de vidas, do meio ambiente são parte do negócio pra quem queira ter sucesso no capitalismo. Em meio à pandemia, há uma corrida entre indústrias farmacêuticas pra ver quem chega primeiro à vacina anti covid. Lucro à vista garantido. A primeira medida de reabertura na pandemia foi permitir o funcionamento de shoppings centers, enquanto os parques permaneceram fechados, mesmo sendo ao ar livre. Agora a polêmica insistência em reabrir as escolas. Pergunto: reabrir escolas deterioradas pela falta de investimento em infraestrutura e pessoal? Querem matar as crianças por quê?
O capitalismo já ceifou milhões de vidas o longo de seu desenvolvimento e continua ceifando. Hoje, qualquer forma de humanismo e solidariedade é anticapitalista. Me orgulho de ser anticapitalista. Viva a solidariedade e Viva a vida!
Professor Alexandre Machado
Clóvis Moura: um intelectual negro desvendando o Brasil No final dos anos 1980, eu, um secundarista, vice presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes) de São Paulo, conheci Clóvis Moura no extinto programa Matéria Prima, que era transmitido pela Rádio Cultura de São Paulo. O programa tinha Serginho Groisman como apresentador. Ele tinha boa fama junto ao movimento estudantil, pois havia estudado no Colégio Equipe, que tinha uma tradição democrática durante a ditadura militar. Não havia ainda o "mês de novembro" como centro das reflexões sobre a "consciência negra". Mas Clovis Moura , fiquei sabendo no dia, já era um intelectual importante para o movimento negro. Foi ele que me ensinou o que estava por trás do inocente adjetivo mulato , uma desumanização dos filhos de brancos com negros, muitas vezes fruto de violências e estupros. Mulato é a aproximação animalesca dada pelos portugueses, a partir do cruzamento entre um jumento e uma égua. Q...
Comentários